Pura fofura: Assembleia aprova projeto para instituir o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou nesta semana um projeto de lei que acrescenta ao calendário oficial do estado o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), surge como resultado de uma campanha educativa lançada pelo Legislativo no mês de junho, com o objetivo de combater a violência nas escolas.

O projeto tem como objetivo principal responder ao ódio com paz e gentileza, promovendo ações que busquem a paz social e a preservação da vida. O dia escolhido para marcar a iniciativa é 20 de abril. Segundo o parlamentar, a data foi selecionada em razão do trágico atentado ocorrido em 1999 na cidade de Littleton, nos Estados Unidos, quando dois estudantes invadiram a “Columbine High School” e realizaram um dos primeiros massacres em escolas, resultando na morte de 15 estudantes.

Desde então, diversos casos semelhantes ocorreram ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Recentemente, o país foi abalado pelo ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, que resultou na morte de 4 crianças. Uma semana antes, um aluno havia atacado colegas e assassinado uma professora na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo.

O aumento da violência em escolas também passou a preocupar a população do RN e chamou a atenção do Poder Público. Diante desse cenário, a ALRN lançou, em junho deste ano, uma campanha educativa para combater a violência nas escolas. A iniciativa enfatiza a importância da participação e do acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina dos filhos, destacando que os cuidados devem ser constantes tanto fora quanto dentro de casa.

Sem maiores comentários que aquele que consta do título, desejamos que prospere.