Relicitação do Aeroporto de São Gonçalo ocorre amanhã

O Governo Federal agendou para quarta-feira, 17, a relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Esta será a segunda vez que o terminal irá a leilão, depois que a operadora Inframérica, vencedora do certame em 2011, decidiu devolver a concessão para a União em 2020, após nove anos de operação.

O Aeroporto de São Gonçalo foi o primeiro da rede concedido ao setor privado. A relicitação é um mecanismo previsto em lei que permite a devolução amigável da concessão para a União pelo operador. Ao final do processo, a concessionária é indenizada pelos investimentos realizados e que ainda não foram amortizados.

Além de nosso aeroporto, os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Viracopos, em São Paulo, também estão em processo de relicitação. No entanto, de acordo com analistas, ao contrário do potiguar, é improvável que eles sejam licitados no momento.

A relicitação do Aeroporto de São Gonçalo representa uma oportunidade para a retomada do desenvolvimento e melhoria da infraestrutura aeroportuária do RN. A expectativa é que a nova concessão atraia investimentos e impulsione o setor de aviação regional, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia local.