Retinoblastoma: Casa Durval Paiva apresenta os principais sinais e sintomas

O retinoblastoma é um tumor maligno na retina, sendo o câncer ocular mais comum na infância. Em média, afeta cerca de 400 crianças por ano, no Brasil, representando de 2,5% a 4% dos tumores infantojuvenis. Acomete, com maior frequência, crianças dos 2 aos 5 anos, podendo ser hereditário ou não. Ocorrendo unilateral ou bilateral, geralmente,…

O retinoblastoma é um tumor maligno na retina, sendo o câncer ocular mais comum na infância. Em média, afeta cerca de 400 crianças por ano, no Brasil, representando de 2,5% a 4% dos tumores infantojuvenis. Acomete, com maior frequência, crianças dos 2 aos 5 anos, podendo ser hereditário ou não. Ocorrendo unilateral ou bilateral, geralmente, ao surgir um tumor bilateral, ele é hereditário. Esta neoplasia é o destaque do mês de julho, integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2023.

Se diagnosticado precocemente, quando o tumor está localizado dentro do olho (intraocular), tem 90% de chance de cura. Ao ser identificada uma metástase, o prognostico é ruim. Os sinais e sintomas são reflexo branco na pupila – Leucocoria, sensibilidade a luz – Fotofobia, dificuldade visual, estrabismo e proptose.

O diagnóstico é realizado através do exame de fundo de olho, após o nascimento (teste do olhinho) e deve ser repetido, com frequência, até os 05 anos. É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico.

As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente. Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todos os sintomas e ações, que estão sendo realizadas pela instituição.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *