Rol de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é atualizado e dispensa carência mínima

A decisão publicada no Diário Oficial da União pelos Ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde alega que a partir do dia 03 de outubro duas enfermidades farão parte do rol das que dão direito ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez sem a obrigação de carência mínima de 12 meses de contribuições ao…

A decisão publicada no Diário Oficial da União pelos Ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde alega que a partir do dia 03 de outubro duas enfermidades farão parte do rol das que dão direito ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez sem a obrigação de carência mínima de 12 meses de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São elas: acidente vascular encefálico (agudo) e abdomem agudo cirúrgico.
Outras três ocasiões também dispensam essa carência: quando o trabalhador (autônomo ou com carteira assinada) sofre um acidente de qualquer natureza ou causa; quando é vítima de uma doença ocupacional (ligada ao trabalho) e quando desenvolve uma das enfermidades da lista.
É bom lembrar que para ter a garantia de todos os benefícios é preciso pelo menos que o indivíduo tenha filiação no INSS.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *