São Gonçalo se destaca na valorização dos professores com reajuste de 14,95%

Os professores do município de São Gonçalo tiveram muito o que comemorar no dia de hoje. A categoria aprovou em assembleia a proposta da Prefeitura, que reajusta o piso salarial em 14,95%. São Gonçalo já havia sido pioneira na implantação do piso nacional do magistério em 2022, quando o prefeito em exercício, Eraldo Paiva, concedeu…

Os professores do município de São Gonçalo tiveram muito o que comemorar no dia de hoje. A categoria aprovou em assembleia a proposta da Prefeitura, que reajusta o piso salarial em 14,95%.

São Gonçalo já havia sido pioneira na implantação do piso nacional do magistério em 2022, quando o prefeito em exercício, Eraldo Paiva, concedeu 33,66% de reajuste à categoria. Agora, a cidade volta a dar exemplo.

A oferta da Prefeitura foi possível após exaustivos estudos técnicos, que buscaram garantir a viabilidade da medida. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Abel Neto, “nosso esforço todo foi para garantir os meios de conceder o reajuste e manter o pagamento dos servidores em dia. Isso é uma prática da qual não abrimos mão. Exigiu de todos nós mais tempo e mais trabalho, mas da forma como fizemos, com responsabilidade, foi possível conceder o reajuste, valorizar a categoria e manter nosso compromisso com a eficiência da gestão”.

São Gonçalo se adianta à maioria das prefeituras do país na implantação do novo piso salarial do magistério. Para tanto, teve de superar diversos desafios relacionados à perda de receitas e ao aumento das demandas de serviços públicos, que acabam pressionando pela elevação das despesas.

No Rio Grande do Norte, a grande maioria dos municípios ainda não adotou medidas para garantir o reajuste dos professores. Inclusive, os professores do Estado seguem em greve, diante das dificuldades que o Governo do RN tem encontrado para encontrar margem orçamentário para conceder o aumento.

Em São Gonçalo, segundo o próprio Abel, a concessão do aumento só foi possível por causa das enérgicas medidas de otimização da aplicação de recursos e pela busca incessante por aumentar a eficiência da gestão municipal, que inclusive foi premiada recentemente por esse exato motivo (leia a matéria sobre a premiação aqui).

Para a secretária de educação de São Gonçalo, a proposta da gestão representa um grande avanço para a categoria. Segundo Maria Marluce, “essa medida mostra o compromisso da Prefeitura em valorizar os professores da rede municipal de ensino e garantir que a educação de qualidade continue sendo uma realidade em nossa cidade”.

A medida representa um grande passo para a valorização desses profissionais, que tanto se dedicam à formação das novas gerações e ao futuro do país. Parabéns a todos os envolvidos nessa importante conquista!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *