Unidade Móvel do Sesc RN tem dez anos de existência atendendo e informando gratuitamente população

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 66 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama no Brasil até o final de 2022, com mais de mil casos apenas no Rio Grande do Norte. Diante disso, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio RN, criou a Unidade…

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 66 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama no Brasil até o final de 2022, com mais de mil casos apenas no Rio Grande do Norte. Diante disso, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio RN, criou a Unidade Móvel de Saúde da Mulher e vem há dez anos prestando serviço a este grupo, somando hoje mais de 72 mil exames gratuitos, entre preventivos e mamografias.

Foi em 2012 que o Sesc implantou o projeto piloto de atendimento móvel, e com dois anos a unidade já tinha passado por 14 municípios, atendendo quase 20.000 mulheres, com mais de 23 mil exames realizados. Ao longo deste período foram encontrados 432 agravos, todos encaminhados para o Sistema Único de Saúde para conclusão diagnóstica e tratamento.

Para atingir esses números, a unidade já realizou 60 instalações em 39 municípios, abrangendo todas as regiões potiguares. Em quilômetros, considerando apenas a viagem de ida partindo de Natal, o projeto já rodou 7.934 km, demonstrando o quanto empreenderam em esforço e responsabilidade para com a população, com o objetivo não só de tratar essas mulheres, mas educá-las em questões básicas relativas a seu próprio corpo e sua vida.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *