Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas

Com 86,41% das urnas apuradas, o governador de Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), está matematicamente reeleito para mais um mandato à frente do estado. Ele disputou o segundo turno das eleições contra o então candidato Eduardo Braga (MDB). Com 57,09% dos votos, ele não pode mais ser superado pelo opositor, que tem 42,91%. A disputa…

Com 86,41% das urnas apuradas, o governador de Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), está matematicamente reeleito para mais um mandato à frente do estado. Ele disputou o segundo turno das eleições contra o então candidato Eduardo Braga (MDB). Com 57,09% dos votos, ele não pode mais ser superado pelo opositor, que tem 42,91%.

A disputa entre os candidatos ao Executivo de Amazonas era liderada pelo governador reeleito desde o primeiro turno da campanha. À ocasião, o destaque de Wilson Lima foi confirmado no último dia (1º/10), quando a apuração das urnas eletrônicas no primeiro turno mostrou que ele liderava – com 42,61% contra 20,82% de Eduardo Braga – a corrida para o governo do estado.

De acordo com as pesquisas divulgadas nesta semana, essa liderança se manteve. O levantamento Ipec, divulgado no último sábado (29/10), mostra o governador e então candidato à reeleição Wilson Lima com 54% das intenções de voto.

Na mesma pesquisa, que ouviu 800 eleitores amazonenses entre os dias 27 e 29 de outubro, o adversário de Wilson Lima, Eduardo Braga, tinha 46% das intenções de votos válidos.

Investigação
Embora tenha sido eleito para mais um mandato, o governador Wilson Lima é investigado pela Polícia Federal (PF). Na apuração, que também abrange a primeira-dama de Amazonas, Taiana Lima, a PF suspeita de um pagamento de R$ 574 mil em dinheiro vivo para reformar a casa onde moram, em Manaus, durante o período da pandemia, em 2020. Em nota, a defesa do governador nega a denúncia.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *